Verso
Conjunto de palavras ritmadas segundo a quantidade e
distribuição de sílabas longas e breves, como em latim e grego (versos
métricos), ou segundo o número de sílabas, como em português e francês (versos
silábicos), ou segundo a acentuação, como em alemão e inglês (versos rítmicos).
Cada uma das linhas de um poema, independentemente da métrica que em que estão
compostas.
O gênero poético; a poesia,
Sílaba do verso
A sílaba para o poeta
difere da sílaba para o gramático. O gramatico fixa-se nos elementos
gramaticais da palavra, ao passo que o poeta considera apenas o ritmo das
palavras.
Regras para contagem de sílabas
1. Contam-se as sílabas somente até a última tônica do
verso.
2. A última vogal átona de uma palavra pode desaparecer
na pronúncia diante de uma vogal de natureza diversa. A esse fenômeno chamamos
de elisão.
3. Se a última vogal átona de uma palavra é igual a
seguinte, com ela funde-se numa única sílaba. A isso chamamos crase.
Número de sílabas do verso
O verso classifica-se
de acordo com o número de sílabas, que, em português, pode variar de um até
doze.
1.
Pentassílabos –
Versos de cinco sílabas, também denominados redondilha menos.
2.
Heptassílabos –
Versos de sete sílabas, também conhecidos por redondilha maior.
3.
Decassílabos –
Versos de dez sílabas.
4.
Dodecassílabos – Verso de doze sílabas, também conhecidos por alexandrinos.
Verso
livre
- Verso de ritmo e metro espontâneos, não sujeitos às normas tradicionais da
poesia clássica ou acadêmica.
Versos
brancos
- Os que não são ritmados.
Verso de pé-quebrado – Verso malfeito ou errado.
Soneto
É uma composição
poética de quatorze versos, dispostos, geralmente em dois quartetos e dois
tercetos, contendo cada verso dez ou doze sílabas.
Rima
Igualdade
ou concordância de sons, a partir da sílaba tônica da palavra final ou de dois
ou mais versos.
Classificação
Rima consoante – Rima propriamente dita, i.e., aquela em que, a partir
da sílaba tônica, todos os sons são iguais (serra-terra; cada-fada).
Rima interna –
A que ocorre entre palavras do mesmo verso.
Rima toante – Aquela em que, a partir da sílaba tônica, só as
vogais são iguais (serra-bela; cara-fada; ovo-choco).
Distribuição
A rima pode ser distribuída em dois grandes grupos:
quanto ao valor e a disposição no corpo do poema.
Valor
Toante - Com a repetição apenas de sons vocálicos a partir da tônica;
Aliterante - Com repetição de sons consonânticos;
Consoante - Com repetição de todas as letras, ou de todos sons
( às rimas da primeira e da segunda modalidades chamam-se rimas imperfeitas; à
da terceira, rima perfeita);
aguda - Quando rimam palavras oxítonas;
grave - Paroxítonas;
esdrúxula - Proparoxítonas;
ricas - Palavras raras;
pobre - Palavras comuns, considerando-se assim as terminadas
em ão, mente, ar, er, ir, or, ância, ência, etc., bem como as palavras
pertencentes à mesma natureza gramatical com a mesma terminação (adjetivos
tempos verbais, substantivos).
Disposição nas estrofes
Emparelhada - Quando liga versos seguidos, dois a dois (AA, BB, AA,
BB ou AA, BB, CC);
Cruzada -
Quanto aos versos rimados se alternam, um a um, com número idêntico de versos
soltos (AB, CB), ou quando dois ou mais versos, sujeito a determinada rima, se
alternam, um a um, com outros versos enlaçados paralelamente por finais
diferentes, segundo o esquema AB, AB (nos tercetos, esse esquema formal dá
origem a terça-rima);
Abraçada - Quando se estabelece correspondência entre dois
versos de terminação idêntica e dois ligados por uma rima diferente (ABBA; CDE,
CDE; AAAB, CCCB; ABCA);
Interpolada - Quando liga dois versos entre os quais se interpõe
três ou mais, de terminação diferente (ABBBA; ABCDA; etc.);
Seguida - Quando alia dois ou mais versos sucessivos (ABB,
etc.);
Encadeada - Quando liga o fim de um verso anterior; masculina,
quando ocorre entre duas palavras que terminam em sílaba tônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário