Versos e Estrofes


Verso

 Conjunto de palavras ritmadas segundo a quantidade e distribuição de sílabas longas e breves, como em latim e grego (versos métricos), ou segundo o número de sílabas, como em português e francês (versos silábicos), ou segundo a acentuação, como em alemão e inglês (versos rítmicos). Cada uma das linhas de um poema, independentemente da métrica que em que estão compostas.
O gênero poético; a poesia,

Sílaba do verso

A sílaba para o poeta difere da sílaba para o gramático. O gramatico fixa-se nos elementos gramaticais da palavra, ao passo que o poeta considera apenas o ritmo das palavras.

Regras para contagem de sílabas

1.      Contam-se as sílabas somente até a última tônica do verso.
2.      A última vogal átona de uma palavra pode desaparecer na pronúncia diante de uma vogal de natureza diversa. A esse fenômeno chamamos de elisão.
3.      Se a última vogal átona de uma palavra é igual a seguinte, com ela funde-se numa única sílaba. A isso chamamos crase.

Número de sílabas do verso

O verso classifica-se de acordo com o número de sílabas, que, em português, pode variar de um até doze.

1.      Pentassílabos – Versos de cinco sílabas, também denominados redondilha menos.
2.      Heptassílabos – Versos de sete sílabas, também conhecidos por redondilha maior.
3.      Decassílabos – Versos de dez sílabas.
4.      Dodecassílabos – Verso de doze sílabas, também conhecidos por alexandrinos.


Verso livre - Verso de ritmo e metro espontâneos, não sujeitos às normas tradicionais da poesia clássica ou acadêmica.


Versos brancos - Os que não são ritmados.


Verso de pé-quebrado – Verso malfeito ou errado.  

Soneto

É uma composição poética de quatorze versos, dispostos, geralmente em dois quartetos e dois tercetos, contendo cada verso dez ou doze sílabas.

Rima


Igualdade ou concordância de sons, a partir da sílaba tônica da palavra final ou de dois ou mais versos.

Classificação


Rima consoante – Rima propriamente dita, i.e., aquela em que, a partir da sílaba tônica, todos os sons são iguais (serra-terra; cada-fada).
Rima interna – A que ocorre entre palavras do mesmo verso.
Rima toante – Aquela em que, a partir da sílaba tônica, só as vogais são iguais (serra-bela; cara-fada; ovo-choco).

Distribuição


A rima pode ser distribuída em dois grandes grupos: quanto ao valor e a disposição no corpo do poema.

Valor

Toante - Com a repetição apenas de sons vocálicos a partir da tônica;
Aliterante - Com repetição de sons consonânticos;
Consoante - Com repetição de todas as letras, ou de todos sons ( às rimas da primeira e da segunda modalidades chamam-se rimas imperfeitas; à da terceira, rima perfeita);
aguda - Quando rimam palavras oxítonas;
grave - Paroxítonas;
esdrúxula - Proparoxítonas;
ricas - Palavras raras; 
pobre - Palavras comuns, considerando-se assim as terminadas em ão, mente, ar, er, ir, or, ância, ência, etc., bem como as palavras pertencentes à mesma natureza gramatical com a mesma terminação (adjetivos tempos verbais, substantivos).

Disposição nas estrofes

Emparelhada - Quando liga versos seguidos, dois a dois (AA, BB, AA, BB ou AA, BB, CC);
Cruzada - Quanto aos versos rimados se alternam, um a um, com número idêntico de versos soltos (AB, CB), ou quando dois ou mais versos, sujeito a determinada rima, se alternam, um a um, com outros versos enlaçados paralelamente por finais diferentes, segundo o esquema AB, AB (nos tercetos, esse esquema formal dá origem a terça-rima);
Abraçada - Quando se estabelece correspondência entre dois versos de terminação idêntica e dois ligados por uma rima diferente (ABBA; CDE, CDE; AAAB, CCCB; ABCA);
Interpolada - Quando liga dois versos entre os quais se interpõe três ou mais, de terminação diferente (ABBBA; ABCDA; etc.);
Seguida - Quando alia dois ou mais versos sucessivos (ABB, etc.);
Encadeada - Quando liga o fim de um verso anterior; masculina, quando ocorre entre duas palavras que terminam em sílaba tônica.
  

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