Linguagem


Linguagem
  Linguagem é a utilização oral (fala) ou escrita da língua. Em tal sentido é que empregamos a palavra nas expressões linguagem oral e linguagem escrita. Trata-se de uma acepção estrita. Num sentido mais genérico,linguagem seria qualquer sistema de sinais de que se valem os indivíduos para comunicar-se.
 É também a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.
   - Linguagem verbal: é aquela que tem por unidade a palavra.
   - Linguagem não verbal: tem outros tipos de unidade, como gestos, o movimento, a imagem e etc.
   - Linguagem mista: como as histórias em quadrinhos, o cinema e a tv que utilizam a imagem e a palavra.

Língua
   É o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.
Variedades lingüísticas:
   São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
   - Norma culta: é a língua padrão, a variedade lingüística de maior prestígio social.
   - Norma popular: são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão.

Dialetos:
   São variedades originadas das diferenças de região, de idade, de sexo, de classes ou de grupos sociais e da própria evolução histórica da língua (ex.: gíria) 

Intencionalidade discursiva: são as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação comunicativa.
Conceituado:
Texto: É uma unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.
Discurso: É a atividade comunicativa capaz de gerar sentido desenvolvido entre interlocutores. Além dos enunciados verbais, engloba outros elementos do processo comunicativo que também participam da construção do sentido do texto. 
Coesão textual são as articulações gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial.

LÍNGUA - FALA - NÍVEIS DE FALA
            Língua é o sistema de signos vocais de uma comunidade. Signo é o complexo sonoro (por exemplo,"casa") e o significado que esse complexo comunica (a ideia de casa).Assim, o signo jato,385 tem duas partes que formam um todo, como as duas páginas de uma folha: o significante (na palavra, a imagem acústica) e o significado (o conceito). Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. O conjunto dos signos, organizados em sistema, forma a língua -um verdadeiro código social à disposição dos indivíduos da comunidade, para a comunicação. Um código criado pela própria comunidade e que espelha a sua cultura e se transforma num importante fator de unidade nacional.
            Cada indivíduo seleciona, no código da língua, os elementos que lhe convêm,conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade, o ambiente sócio-cultural em que vive, etc. Dessa maneira,dentro da unidade da língua, encontramos uma expressiva diversificação, nos mais variados níveis de fala: infantil ou adulta,coloquial ou formal, comum ou literária, etc. E cada um de nós também conhece não apenas o que fala, como também muita coisa do que os outros falam; esse é o motivo por que podemos participar do diálogo com pessoas dos mais variados graus de cultura, embora nem sempre a linguagem delas confira exatamente com a nossa. De todas as falas a língua recebe sugestivas criações que, gradativamente assimiladas pela comunidade, a vão vitalizando enriquecendo.
Linguagem é a utilização oral (fala) ou escrita da língua. Em tal sentido é que empregamos a palavra nas expressões linguagem oral e linguagem escrita. Trata-se de uma acepção estrita. Num sentido mais genérico, linguagem seria qualquer sistema de sinais de que se valem os indivíduos para comunicar-se. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário