Substantivos

Substantivos, O que é?
 
Os substantivos  são palavras que usamos para nomear os seres e as coisas. Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.
Quanto à classificação podem ser:
 

Concretos
•    Quando tratam de coisas reais, ou tidas como reais.
Exemplos: homem, menino, lobisomem, fada.
 

Abstratos
•    Quando tratam de estados e qualidades, sentimentos e ações.
Exemplos: vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforço (ação).
 

Simples
•    Quando formados por um só radical.
flor, tempo, chuva…
 

Compostos
•    Quando possuem mais de um radical.
Exemplos: couve-flor, passatempo, guarda-chuva…
 

Primitivos
•    Quando não derivam de outra palavra da língua portuguesa.
Exemplos: pedra, ferro, porta…
 

Derivados
•    Quando derivam de outra palavra da língua portuguesa.
Exemplos: pedreira, pedreiro, ferreiro, portaria…
 

Comuns
•    Quando se referem a seres da mesma espécie, sem especificá-los.
Exemplos: país, cidade, pessoa…
 

Próprios
•    Quando se referem a seres, pessoas, entidades determinados. São escritos sempre com inicial maiúscula.
Exemplos: Brasil, Santos, João, Deus…
 

Coletivos
•    Quando se referem a um conjunto de seres da mesma espécie.
Exemplos: álbum (fotografias, selos), biblioteca (livros), código (leis)…
 

Flexionam-se em gênero para indicar o sexo dos seres vivos. (quanto aos seres inanimados a classificação é convencional).
 

Masculino
Quando podem ser precedidos dos artigos o ou os.
 

Feminino
Quando podem ser precedidos dos artigos a ou as.
Existem ainda substantivos que são uniformes em gênero:
 

Epicenos
Quando um só gênero se refere a animais macho e fêmea.
jacaré (macho ou fêmea)…
 

Sobrecomuns
Quando um só gênero se refere a homem ou mulher.
a criança (tanto menino quanto menina)
 

Comuns de dois gêneros
Quando uma só forma existe para se referir a indivíduos dos dois sexos.
o artista, a artista, o dentista, a dentista…
 

Flexionam-se em número para indicar a quantidade (um ou mais seres).
 

Singular
Quando se refere a um único ser ou grupo de seres.
homem, povo, flor…
 

Plural
Quando se refere a mais de um ser ou grupo de seres.
homens, povos, flores…
 

Existem ainda substantivos que só se empregam no plural.
férias, pêsames, núpcias…
 

Flexionam-se em grau para se referir ao tamanho e também emprestar significado pejorativo, afetivo, etc.
 

Normal: gente, povo…
 

Aumentativo: gentalha, povão (com sentido pejorativo)
 

Diminutivo: gentinha, povinho (com sentido pejorativo)

Apostila de Dissertação



 Dissertação

Introdução
A folha em branco, o tempo passando. As unhas roídas, o tema dado e nenhuma ideia. Muitas pessoas já passaram por uma situação semelhante, em que não sabiam absolutamente por onde começar a escrever sobre determinado assunto. Escrever pode ser fácil para qualquer pessoa, desde que esta queira se empenhar para tanto. Não há mágicas ou fórmulas práticas para aprender a escrever. Na verdade, é um  trabalho que depende sobremaneira do empenho do interessado em aprender.
Para este intento, algumas dicas práticas podem ser dadas para auxiliar, mas nada substitui a necessidade de escrever sempre. O ato da escrita deve se tornar algo natural, a fim de afastar o fantasma do “branco total”. Além disso, a leitura e a atualização de informações também colaboram muito na qualidade do texto.
O objetivo da redação é chegar a um texto que será tão repleto de escolhas pessoais (idéias, palavras, estruturas frasais, organização, exemplos) que, até partindo de um mesmo assunto geral, milhares de pessoas podem chegar a um bom resultado apresentando trabalhos nitidamente diferentes.
Alguns pontos merecem destaque especial para um aprimoramento da escrita:
  • ler mais
  • adquirir o hábito de escrever
  • pontuar adequadamente
  • organizar idéias
  • construir períodos mais curtos
Estrutura textual
Assunto
Delimitar um aspecto acerca do tema proposto é importante para uma boa abordagem do assunto. Não se poderá fazer uma análise aprofundada se o tema for amplo, por isso especifica-se o assunto a ser tratado.
A escolha do aspecto, entretanto, não pode restringir demais o tema ou corre-se o risco da falta de idéias.
Essa delimitação deve ser feita na introdução e, a partir daí, o leitor sabe que aquele aspecto será explorado no decorrer do texto e a conclusão fará menção direta a ele.
Observe alguns exemplos:
  • televisão - a violência na televisão / a televisão e a opinião pública
  • a vida nas grandes cidades - a vida social dos jovens nas grandes cidades / os problemas das grandes cidades
  • preconceitos - preconceitos raciais / causas do preconceito racial
  • progresso - vantagens e desvantagens sociais do progresso / progresso e evolução humana
Agora delimite 3 aspectos que poderiam ser abordados acerca dos seguintes temas:
  • modernidade:
  • esporte:
  • comunicação de massa:

Parágrafos
São blocos de texto, cuja primeira linha inicia-se em margem especial, maior do que a margem normal do texto. Concentram sempre uma ideia-núcleo relacionada diretamente ao tema da redação.
Não há moldes rígidos para a construção de um parágrafo. O ideal é que em cada parágrafo haja dois ou três períodos, usando pontos continuativos (na mesma linha) intermediários.
A divisão em parágrafos é indicativa de que o leitor encontrará, em cada um deles, um tópico do que o autor pretende transmitir. Essa delimitação deve estar esquematizada desde antes do rascunho, no momento do planejamento estrutural, assim a redação apresentará mais coerência.

Planejamento
Escrever não significa apenas preencher o papel com frases, mas também não se constitui num martírio. Um texto pressupõe simples operações anteriores, entre as quais está o planejamento.
Assim que se recebe uma proposta de redação, uma série de idéias sobre o assunto vêm à cabeça. Deve-se registrar todos os pensamentos no papel. Fatos, informações, opiniões, um caso que aconteceu na sua rua, tudo deve ser anotado em forma de esquema. Não deve ser preocupação, nessa fase, a ordenação dessas idéias.
Esta primeira fase, denominada fluxo de ideias, é fundamental para a execução da redação. Muitas ideias anotadas talvez nem sejam utilizadas depois, enquanto outras ideias podem surgir adiante.
É claro que as ideias não vão aparecer do nada. Elas fazem parte de um repertório de opiniões, fatos, informações a que se está exposto todos os dias.
Partindo desse conjunto desordenado de ideias, pode-se perceber a possibilidade de agrupá-las segundo certas semelhanças. Uma divisão possível seria em causas, consequências e soluções.
Dica para captação de ideias : relacionar o tema proposto com a sociedade brasileira atual e fazer a pergunta “por quê” a cada argumento levantado, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre o assunto.
Lembrar-se de que, ao redigir, não se deve esquecer-se de:
  • anotar todas as ideias, frases, palavras, sensações que surgirem sobre o tema;
  • fazer uma seleção das ideias que surgiram;
  • pensar num plano para o texto, estruturando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • revisar no rascunho, ao final, a grafia das palavras, a pontuação das frases e a eufonia das palavras usadas, assim como a adequação vocabular ao contexto.
Qualidades de uma dissertação
O texto deve ser sempre bem claro, conciso e objetivo. A coerência é um aspecto de grande importância para a eficiência de uma dissertação, pois não deve haver pormenores excessivos ou explicações desnecessárias. Todas as idéias apresentadas devem ser relevantes para o tema proposto e relacionadas diretamente a ele.
A originalidade demonstra sua segurança e faz um diferencial em meio aos demais textos. Só não se pode, em aspecto nenhum, abandonar o tema proposto.
Toda redação deve ter início, meio e fim, que são designados por introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente. As idéias distribuem-se de forma lógica, sem haver fragmentação da mesma idéia em vários parágrafos.
Elementos de coesão: Algumas palavras e expressões facilitam a ligação entre as idéias, estejam elas num mesmo parágrafo ou não. Não é obrigatório, entretanto, o emprego destas expressões para que um texto tenha qualidade. Seguem algumas sugestões e suas respectivas relações:
  • assim, desse modo - têm valor exemplificativo e complementar. A seqüência introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar e complementar o que se disse anteriormente.
  • ainda - serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão; ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto de idéias qualquer.
  • aliás, além do mais, além de tudo, além disso - introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo. Pode ser usado para dar um “golpe final” num argumento contrário.
  • mas, porém, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposição entre dois enunciados.
  • embora, ainda que, mesmo que - servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua importância. Trata-se de um recurso dissertativo muito bom, pois sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.
  • este, esse e aquele - são chamados termos anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos, inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.
Reescreva os fragmentos a seguir, fazendo as adaptações necessárias para uma perfeita compreensão da ideia apresentada.
  • No Brasil não se sente uma necessidade de ajudar o próximo muito forte
  • Todos devem escolher o que mais lhes agrada e não a sociedade.
  • A imprensa é mais uma realização do homem que sofreu, desde a sua descoberta, gradativos aperfeiçoamentos.

Mas, afinal, o que é dissertação?
Dissertar é um ato praticado pelas pessoas todos os dias. Elas procuram justificativas para a elevação dos preços, para o aumento da violência nas cidades, para a repressão dos pais. É mundial a preocupação com a bomba atômica, a AIDS, a solidão, a poluição. Muitas vezes, em casos de divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao futebol, ao cinema, à música.
A vida cotidiana traz constantemente a necessidade de exposição de idéias pessoais, opiniões e pontos de vista. Em alguns casos, é preciso persuadir os outros a adotarem ou aceitarem uma forma de pensar diferente. Em todas essas situações e em muitas outras, utiliza-se a linguagem para dissertar, ou seja, organizam-se palavras, frases, textos, a fim de, por meio da apresentação de idéias, dados e conceitos, chegar-se a conclusões.
Em suma, dissertação implica discussão de idéias, argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. É, entretanto, necessário conhecimento do assunto que se vai abordar, aliado a uma tomada de posição diante desse assunto.
Argumentação
A base de uma dissertação é a fundamentação de seu ponto de vista, sua opinião sobre o assunto. Para tanto, deve-se atentar para as relações de causa-conseqüência e pontos favoráveis e desfavoráveis, muito usadas nesse processo.
Algumas expressões indicadoras de causa e conseqüência
  • causa : por causa de, graças a, em virtude de, em vista de, devido a, por motivo de
  • conseqüência : conseqüentemente, em decorrência, como resultado, efeito de
Algumas expressões que podem ser usadas para abordar temas com divergência de opiniões: em contrapartida, se por um lado... / por outro... , xxx é um fenômeno ambíguo, enquanto uns afirmam... / outros dizem que...
Exemplo de argumentação para a tese de que as abelhas são insetos extraordinários:
  • porque tem instinto muito apurado
  • porque são organizadas em repúblicas disciplinadas
  • porque fornecem ao homem cera e mel
  • apesar de seus ferrões e de sua força quando constituem um enxame
Observação
mesmo quando se destacam características positivas, é bom utilizar ponto negativo. Neste caso, destaca-se que a importância dos pontos positivos minimizam a negatividade do outro argumento.
Pratique levantando argumentos para os seguintes temas:
  • gravidez na adolescência;

Observação:
lembre-se de que a razão prevalece sobre a emoção sempre em dissertações



Partes de uma dissertação

Introdução
Constitui o parágrafo inicial do texto e deve ter, em média, 5 linhas. É composta por uma sinopse do assunto a ser tratado no texto. Não se pode, entretanto, começar as explicações antes do tempo. Todas as idéias devem ser apresentadas de forma sintética, pois é no desenvolvimento que serão detalhadas.
A construção da introdução pode ser feita de várias maneiras:
  • constatação do problema
Ex.: O aumento progressivo dos índices de violência nos grandes centros urbanos está promovendo uma mobilização político-social.
  • delimitação do assunto
Ex.: A cidade do Rio de Janeiro, um dos núcleos urbanos mais atrativos turisticamente no Brasil, aparece nos meios de comunicação também como foco de violência urbana.
  • definição do tema
Ex.: Como um dos mais problemáticos fenômenos sociais, a violência está mobilizando não só o governo brasileiro, mas também toda a população num esforço para sua erradicação.
Na construção da introdução, a utilização de um dos métodos apresentados não seria suficiente. Deve-se, num segundo período, lançar as ideias a serem explicitadas no desenvolvimento. Para tanto pode-se levantar 3 argumentos, causas e consequências, prós e contras. Lembre-se de que as explicações e respectivas fundamentações de cada uma dessas ideias cabem somente ao desenvolvimento.
Observe alguns exemplos:
  • A televisão - Se por um lado esse popular veículo de comunicação pode influenciar o espectador, também se constitui num excelente divulgador de informações com potencial até mesmo pedagógico.
(as três ideias: manipulador de opiniões, divulgador de informações e instrumento educacional.)
  • Escassez de energia elétrica - Destacam-se como fatores preponderantes para esse processo o aumento populacional e a má distribuição de energia que podem acarretar novo racionamento.
(as três ideias: crescimento da população e da demanda de energia, problemas com distribuição da energia gerada no Brasil e a consequência do racionamento do uso de energia)
  • A juventude e a violência - Pode-se associar esse crescimento da violência com o número de jovens envolvidos com drogas e sem orientações familiares, o que gera preconceito em relação a praticantes de esportes de luta e “funkeiros”
Leia o tema abaixo
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos
n  Por quê?
n  Às respostas, chamamos argumentos:
  1. Existem populações imersas em completa miséria
  2. A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais
  3. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico
Ao tema juntam-se os argumentos, em seguida fazem-se as conexões, formando a introdução.

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Desenvolvimento

Esta segunda parte de uma redação, também chamada de argumentação, representa o corpo do texto. Aqui serão desenvolvidas as ideias propostas na introdução. É o momento em que se defende o ponto de vista acerca do tema proposto. Deve-se atentar para não deixar de abordar nenhum item proposto na introdução.
Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a umas 20 linhas, aproximadamente.
A abordagem depende da técnica definida na introdução: 3 argumentos, causas e consequências ou prós e contras. O conceito de argumento é importante, pois ele é a base da dissertação. Causa, consequência, pró, contra são todos tipos de argumentos; logo pode-se apresentar 3 causas, por exemplo, num texto.
A reflexão sobre o tema proposto não pode ser superficial, para aprofundar essa abordagem buscam-se sempre os porquês. De modo prático o procedimento é:
Levantar os argumentos referentes ao tema proposto.
Fazer a pergunta por quê? a cada um deles, relacionando-o diretamente ao tema e à sociedade brasileira atual.
A distribuição da argumentação em parágrafos depende, também, da técnica adotada:
  • 3 argumentos - um parágrafo explica cada um dos argumentos
  • causas e consequências - podem estar distribuídas em 2 ou 3 parágrafos. Ou agrupam-se causas e consequências, constituindo 2 parágrafos; ou associa-se uma causa a uma consequência e com cada grupo constroem-se 2 ou 3 parágrafos.
  • Prós e contras - são as mesmas opções da técnica de causas e consequências, substituídas por prós e contras.
  • Abordagem histórica - compara-se o antes e o hoje, elucidando os motivos e consequências dessas transformações. Cuidado com dados como datas, nomes etc. de que não se tenha certeza.
  • Abordagem comparativa - usam-se duas ideias centrais para serem relacionadas no decorrer do texto. A relação destacada pode ser de identificação, de comparação ou as duas ao mesmo tempo.
É muito importante manter uma abordagem mais ampla, mostrar os dois lados da questão. O texto esquematizado previamente reflete organização e técnica, valorizando bastante a redação. Logo, um texto equilibrado tem mais chances de receber melhores conceitos dos avaliadores, por demonstrar que o candidato se empenhou para construí-lo.
Recurso adicional - para elucidar uma ideia e demonstrar atualização, pode-se apresentar de forma bastante objetiva e breve um exemplo relacionado ao assunto.

Exemplos de causas e consequências:

Conclusão

Representa o fecho do texto e vai gerar a impressão final do avaliador. Deve conter, assim como a introdução, em torno de 5 linhas.
Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um fecho ou apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.
Apesar de ser um parecer pessoal, jamais se inclua.
Evite começar com palavras e expressões como: concluindo, para finalizar, conclui-se que, enfim...
Sugestões de como terminar uma dissertação
Ø  Dessa forma,...
Ø  Sendo assim,...
Ø  Em vista dos argumentos apresentados,...
Ø  Em virtude do que foi mencionado,...
Ø  Assim,...
Ø  Dado o exposto,...
Ø  Por tudo isso,...
Ø  Tendo em vista os aspectos observados,...

Agora veja como ficou a dissertação iniciada anteriormente 

     1. Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
2. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis _ estas distribuídas, quer entre estados, quer entre indivíduos encontramos legiões de famintos em pontos específicos da terra. Nos países do terceiro mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
3.   Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da guerra do golfo que tanta apreensão nos causou.
4. Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em um lugar inabitável.
5.    Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Recapitulando
1)      Qual o tema da dissertação lida há pouco?
2)      Quais o argumentos utilizados?
3)      No texto fomenta que apesar de o planeta possuir riqueza imensuráveis e, divididos entre estados e indivíduos mais que há muitos países famintos em pontos específicos. Mas, além disso, ele enfatiza outras duas preocupações em relação ao tema discorrido, prescreva estas preocupações e suas respectivas  consequências.
4)      E de acordo com o tema discorrido, qual a conclusão que se tem chega em relação aos problemas apresentados?
Dicas: Evitar numa dissertação
Após o título de uma redação não coloque ponto.
Ao terminar o texto, não coloque qualquer coisa escrita ou riscos de qualquer natureza. Detalhe: não precisa autografar no final também, e ainda assim será uma obra-prima.
Prefira usar palavras de língua portuguesa a estrangeirismos.
Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas.
Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão.
Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitação do tema (Ex.: O que você acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se usar a 3ª pessoa)
Evite usar palavras como “coisa” e “algo”, por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.
Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a ideia em questão.
Só cite exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar. Faça somente uma breve menção.
A emoção não pode perpassar nem mesmo num adjetivo empregado no texto. Atenção à imparcialidade.
Evite o uso de etc. e jamais abrevie palavras
Não analisar assuntos polêmicos sob apenas um dos lados da questão


Exemplo de texto dissertativo

A posição social da mulher de hoje

Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas.
Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços.
Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial.
Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.

Aplicando os conhecimentos
   1)        Retire do texto o tema discorrido:
   2)     Escreva os principais argumentos utilizados para sustentar o desenvolvimento do tema:
 3)    E qual a conclusão explicada pelo texto?
   4)    Qual o argumento utilizado para exemplificar a conclusão?


Gênero Memórias



 Os cães
Machado de Assis

          - Mas, enfim, que pretendes fazer agora? perguntou-me Quincas Borba, indo pôr a xícara vazia no parapeito de uma das janelas.
          - Não sei; vou meter-me na Tijuca; fugir aos homens. Estou envergonhado, aborrecido. Tantos sonhos, meu caro Borba, tantos sonhos, e não sou nada.
          - Nada! interrompeu-me Quincas Borba com um gesto de indignação.
          Para distrair-me, convidou-me a sair; saímos para os lados do Engenho Velho. Íamos a pé, filosofando as coisas. Nunca me há de esquecer o benefício desse passeio. A palavra daquele grande homem era o cordial da sabedoria. Disse-me ele que eu não podia fugir ao combate; se me fechavam a tribuna, cumpria-me abrir um jornal. Chegou a usar uma expressão menos elevada, mostrando assim que a língua filosófica podia, uma ou outra vez, retemperar-se no calão do povo. Funda um jornal, disse-me ele, e "desmancha toda esta igrejinha".
          - Magnífica ideia! Vou fundar um jornal, vou escanchá-los, vou...
          - Lutar. Podes escanchá-los ou não; o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.
          Daí a pouco demos com uma briga de cães; fato que aos olhos de um homem vulgar não teria valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os cães. Eram dois. Notou que ao pé deles estava um osso, motivo da guerra, e não deixou de chamar a minha atenção para a circunstância de que o osso não tinha carne. Um simples osso nu. Os cães mordiam-se, rosnavam, com o furor nos olhos... Quincas Borba meteu a bengala debaixo do braço, e parecia em êxtase.
          - Que belo que isto é1 dizia ele de quando em quando.
          Quis arrancar-me dali, mas não pude; ele estava arraigado ao chão, e só continuou a andar, quando a briga cessou inteiramente, e um dos cães, mordido e vencido, foi levar a sua fome a outra parte. Notei que ficara sinceramente alegre, posto contivesse a alegria, segundo convinha a um grande filósofo. Fez-me observar a beleza do espetáculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os cães tinham fome; mas a privação do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetáculo é mais grandioso: as criaturas humanas é que disputam aos cães os ossos e outros manjares menos apetecíveis; luta que se complica muito, porque entra em ação a inteligência do homem, com todo o acúmulo de sagacidade que lhe deram os séculos, etc.

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 18. ed. São Paulo, Ática, 1993.cap.CXLI,P.161-2.


1. Após o fracasso de sua pretensão de ser ministro, qual a primeira reação de Brás Cubas?
a) desistir de vez da carreira política
b) persistir com seu propósito
c) querer retirar-se da roda social que frequentava
d) vingar-se de seus adversários políticos

2. O passeio com Quincas Borba para Brás Cubas foi:
a) entediante          b) intrigante          c) maléfico          d) benéfico

3. Por que Brás Cubas deveria abrir um jornal, na opinião de Quincas?
a) Porque ninguém vive sem trabalho.
b) Porque era uma forma de continuar lutando.
c) Porque era uma forma dele esquecer a decepção na política.
d) Porque ele precisava arranjar uma fonte de renda já que não conseguiu ser ministro.

4. De acordo com o narrador do texto, que fato aos olhos de um homem vulgar não teria valor?
a) abrir um jornal.
b) assistir animais disputando alimento
c) homens lutando através da inteligência
d) ser derrotado nas suas aspirações políticas

5. Para Quincas Borba, lutar é:
a) Importante, pois nos torna digno dos nossos sonhos.
b) Importante, apesar de ser uma complicação para a inteligência humana.
c) Importante em si, mesmo que o objeto da luta não signifique nada, pois o osso nem sequer tinha carne.
d) Importante somente quando temos um objeto a ser conquistado nesta luta; no caso o osso, que pode ser alimento.

6. "...ele estava arraigado ao chão..." o termo em destaque significa:
a) próximo          b) caído          c) ajoelhado          d) preso

gabarito: 1.c 2. d 3. b 4.b 5. c 6.d