Introdução
A folha em branco, o tempo passando. As unhas roídas, o tema
dado e nenhuma ideia. Muitas pessoas já passaram por uma situação semelhante,
em que não sabiam absolutamente por onde começar a escrever sobre determinado
assunto. Escrever pode ser fácil para qualquer pessoa, desde que esta queira se
empenhar para tanto. Não há mágicas ou fórmulas práticas para aprender a
escrever. Na verdade, é um trabalho que
depende sobremaneira do empenho do interessado em aprender.
Para este intento, algumas dicas práticas podem ser dadas
para auxiliar, mas nada substitui a necessidade de escrever sempre. O ato da
escrita deve se tornar algo natural, a fim de afastar o fantasma do “branco
total”. Além disso, a leitura e a atualização de informações também colaboram
muito na qualidade do texto.
O objetivo da redação é chegar a um texto que será tão
repleto de escolhas pessoais (idéias, palavras, estruturas frasais,
organização, exemplos) que, até partindo de um mesmo assunto geral, milhares de
pessoas podem chegar a um bom resultado apresentando trabalhos nitidamente
diferentes.
Alguns pontos merecem destaque especial para um
aprimoramento da escrita:
- ler
mais
- adquirir
o hábito de escrever
- pontuar
adequadamente
- organizar
idéias
- construir
períodos mais curtos
Estrutura textual
Assunto
Delimitar um aspecto acerca do tema proposto é importante
para uma boa abordagem do assunto. Não se poderá fazer uma análise aprofundada
se o tema for amplo, por isso especifica-se o assunto a ser tratado.
A escolha do aspecto, entretanto, não pode restringir demais
o tema ou corre-se o risco da falta de idéias.
Essa delimitação deve ser feita na introdução e, a partir
daí, o leitor sabe que aquele aspecto será explorado no decorrer do texto e a
conclusão fará menção direta a ele.
Observe alguns exemplos:
- televisão
- a violência na televisão / a televisão e a opinião pública
- a
vida nas grandes cidades - a vida social dos jovens nas grandes cidades /
os problemas das grandes cidades
- preconceitos
- preconceitos raciais / causas do preconceito racial
- progresso
- vantagens e desvantagens sociais do progresso / progresso e evolução
humana
Agora delimite 3 aspectos que poderiam ser abordados acerca
dos seguintes temas:
- modernidade:
- esporte:
- comunicação
de massa:
Parágrafos
São blocos de texto, cuja primeira linha inicia-se em margem
especial, maior do que a margem normal do texto. Concentram sempre uma ideia-núcleo relacionada diretamente ao tema da redação.
Não há moldes rígidos para a construção de um parágrafo. O
ideal é que em cada parágrafo haja dois ou três períodos, usando pontos
continuativos (na mesma linha) intermediários.
A divisão em parágrafos é indicativa de que o leitor
encontrará, em cada um deles, um tópico do que o autor pretende transmitir.
Essa delimitação deve estar esquematizada desde antes do rascunho, no momento
do planejamento estrutural, assim a redação apresentará mais coerência.
Planejamento
Escrever não significa apenas preencher o papel com frases,
mas também não se constitui num martírio. Um texto pressupõe simples operações
anteriores, entre as quais está o planejamento.
Assim que se recebe uma proposta de redação, uma série de
idéias sobre o assunto vêm à cabeça. Deve-se registrar todos os pensamentos no
papel. Fatos, informações, opiniões, um caso que aconteceu na sua rua, tudo
deve ser anotado em forma de esquema. Não deve ser preocupação, nessa fase, a
ordenação dessas idéias.
Esta primeira fase, denominada fluxo de ideias, é
fundamental para a execução da redação. Muitas ideias anotadas talvez nem sejam
utilizadas depois, enquanto outras ideias podem surgir adiante.
É claro que as ideias não vão aparecer do nada. Elas fazem
parte de um repertório de opiniões, fatos, informações a que se está exposto
todos os dias.
Partindo desse conjunto desordenado de ideias, pode-se
perceber a possibilidade de agrupá-las segundo certas semelhanças. Uma divisão
possível seria em causas, consequências e soluções.
Dica para captação de ideias : relacionar o tema proposto
com a sociedade brasileira atual e fazer a pergunta “por quê” a cada argumento
levantado, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre o assunto.
Lembrar-se de que, ao redigir, não se deve esquecer-se de:
- anotar
todas as ideias, frases, palavras, sensações que surgirem sobre o tema;
- fazer
uma seleção das ideias que surgiram;
- pensar
num plano para o texto, estruturando-o em introdução, desenvolvimento e
conclusão;
- revisar
no rascunho, ao final, a grafia das palavras, a pontuação das frases e a
eufonia das palavras usadas, assim como a adequação vocabular ao contexto.
Qualidades de uma dissertação
O texto deve ser sempre bem claro, conciso e objetivo. A
coerência é um aspecto de grande importância para a eficiência de uma
dissertação, pois não deve haver pormenores excessivos ou explicações
desnecessárias. Todas as idéias apresentadas devem ser relevantes para o tema
proposto e relacionadas diretamente a ele.
A originalidade demonstra sua segurança e faz um diferencial
em meio aos demais textos. Só não se pode, em aspecto nenhum, abandonar o tema
proposto.
Toda redação deve ter início, meio e fim, que são designados
por introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente. As idéias
distribuem-se de forma lógica, sem haver fragmentação da mesma idéia em vários
parágrafos.
Elementos de coesão: Algumas palavras e expressões facilitam
a ligação entre as idéias, estejam elas num mesmo parágrafo ou não. Não é
obrigatório, entretanto, o emprego destas expressões para que um texto tenha
qualidade. Seguem algumas sugestões e suas respectivas relações:
- assim,
desse modo - têm valor exemplificativo e
complementar. A seqüência introduzida por eles serve normalmente para
explicitar, confirmar e complementar o que se disse anteriormente.
- ainda - serve, entre outras coisas, para introduzir mais um
argumento a favor de determinada conclusão; ou para incluir um elemento a
mais dentro de um conjunto de idéias qualquer.
- aliás,
além do mais, além de tudo, além disso
- introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo. Pode ser
usado para dar um “golpe final” num argumento contrário.
- mas,
porém, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposição entre dois enunciados.
- embora,
ainda que, mesmo que -
servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de
argumento, diminuir sua importância. Trata-se de um recurso dissertativo
muito bom, pois sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de
vista contrário.
- este,
esse e aquele - são chamados termos
anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos,
inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.
Reescreva os fragmentos a seguir, fazendo as adaptações
necessárias para uma perfeita compreensão da ideia apresentada.
- No
Brasil não se sente uma necessidade de ajudar o próximo muito forte
- Todos
devem escolher o que mais lhes agrada e não a sociedade.
- A imprensa é mais uma realização do homem que sofreu, desde a sua descoberta, gradativos aperfeiçoamentos.
Mas, afinal, o que é dissertação?
Dissertar é um ato praticado pelas pessoas todos os dias.
Elas procuram justificativas para a elevação dos preços, para o aumento da
violência nas cidades, para a repressão dos pais. É mundial a preocupação com a
bomba atômica, a AIDS, a solidão, a poluição. Muitas vezes, em casos de
divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao
futebol, ao cinema, à música.
A vida cotidiana traz constantemente a necessidade de
exposição de idéias pessoais, opiniões e pontos de vista. Em alguns casos, é
preciso persuadir os outros a adotarem ou aceitarem uma forma de pensar
diferente. Em todas essas situações e em muitas outras, utiliza-se a linguagem
para dissertar, ou seja, organizam-se palavras, frases, textos, a fim de, por
meio da apresentação de idéias, dados e conceitos, chegar-se a conclusões.
Em suma, dissertação implica discussão de idéias,
argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta
de soluções. É, entretanto, necessário conhecimento do assunto que se vai
abordar, aliado a uma tomada de posição diante desse assunto.
Argumentação
A base de uma dissertação é a fundamentação de seu ponto de
vista, sua opinião sobre o assunto. Para tanto, deve-se atentar para as
relações de causa-conseqüência e pontos favoráveis e desfavoráveis, muito
usadas nesse processo.
Algumas expressões indicadoras de causa e conseqüência
- causa : por causa de, graças a, em virtude de, em vista de,
devido a, por motivo de
- conseqüência : conseqüentemente, em decorrência, como resultado,
efeito de
Algumas expressões que podem ser usadas para abordar temas
com divergência de opiniões: em contrapartida, se por um lado... / por outro...
, xxx é um fenômeno ambíguo, enquanto uns afirmam... / outros dizem que...
Exemplo de argumentação para a tese de que as abelhas são
insetos extraordinários:
- porque
tem instinto muito apurado
- porque
são organizadas em repúblicas disciplinadas
- porque
fornecem ao homem cera e mel
- apesar
de seus ferrões e de sua força quando constituem um enxame
Observação
|
|
mesmo quando se destacam características positivas, é bom
utilizar ponto negativo. Neste caso, destaca-se que a importância dos pontos
positivos minimizam a negatividade do outro argumento.
|
Pratique levantando argumentos para os seguintes temas:
- gravidez
na adolescência;
Observação:
|
|
lembre-se de que a razão prevalece sobre a emoção sempre
em dissertações
|
Partes de uma dissertação
Introdução
Constitui o parágrafo inicial do texto e deve ter, em média,
5 linhas. É composta por uma sinopse do assunto a ser tratado no texto. Não se
pode, entretanto, começar as explicações antes do tempo. Todas as idéias devem
ser apresentadas de forma sintética, pois é no desenvolvimento que serão
detalhadas.
A construção da introdução pode ser feita de várias
maneiras:
- constatação do problema
Ex.: O aumento progressivo dos
índices de violência nos grandes centros urbanos está promovendo uma
mobilização político-social.
- delimitação do assunto
Ex.: A cidade do Rio de Janeiro, um
dos núcleos urbanos mais atrativos turisticamente no Brasil, aparece nos meios
de comunicação também como foco de violência urbana.
- definição do tema
Ex.: Como um dos mais problemáticos
fenômenos sociais, a violência está mobilizando não só o governo brasileiro,
mas também toda a população num esforço para sua erradicação.
Na construção da introdução, a utilização de um dos métodos
apresentados não seria suficiente. Deve-se, num segundo período, lançar as ideias
a serem explicitadas no desenvolvimento. Para tanto pode-se levantar 3
argumentos, causas e consequências, prós e contras. Lembre-se de que as
explicações e respectivas fundamentações de cada uma dessas ideias cabem
somente ao desenvolvimento.
Observe alguns exemplos:
- A
televisão - Se por um lado esse popular
veículo de comunicação pode influenciar o espectador, também se constitui
num excelente divulgador de informações com potencial até mesmo
pedagógico.
(as três ideias: manipulador de
opiniões, divulgador de informações e instrumento educacional.)
- Escassez
de energia elétrica -
Destacam-se como fatores preponderantes para esse processo o aumento
populacional e a má distribuição de energia que podem acarretar novo
racionamento.
(as três ideias: crescimento da
população e da demanda de energia, problemas com distribuição da energia gerada
no Brasil e a consequência do racionamento do uso de energia)
- A
juventude e a violência
- Pode-se associar esse crescimento da violência com o número de jovens
envolvidos com drogas e sem orientações familiares, o que gera preconceito
em relação a praticantes de esportes de luta e “funkeiros”
Leia
o tema abaixo
Chegando ao terceiro milênio, o
homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos
n Por quê?
n Às respostas, chamamos argumentos:
- Existem
populações imersas em completa miséria
- A
paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais
- O
meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico
Ao tema juntam-se os argumentos, em
seguida fazem-se as conexões, formando a introdução.
Chegando ao terceiro milênio, o
homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é
interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o
meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Desenvolvimento
Esta segunda parte de uma redação, também chamada de argumentação, representa o corpo do texto. Aqui serão desenvolvidas as ideias propostas na introdução. É o momento em que se defende o ponto de vista acerca do tema proposto. Deve-se atentar para não deixar de abordar nenhum item proposto na introdução.
Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a
umas 20 linhas, aproximadamente.
A abordagem depende da técnica definida na introdução: 3
argumentos, causas e consequências ou prós e contras. O conceito de argumento é
importante, pois ele é a base da dissertação. Causa, consequência, pró, contra
são todos tipos de argumentos; logo pode-se apresentar 3 causas, por exemplo,
num texto.
A reflexão sobre o tema proposto não pode ser superficial,
para aprofundar essa abordagem buscam-se sempre os porquês. De modo prático o
procedimento é:
Levantar os argumentos referentes ao tema proposto.
Fazer a pergunta por quê? a cada um deles, relacionando-o
diretamente ao tema e à sociedade brasileira atual.
A distribuição da argumentação em parágrafos depende,
também, da técnica adotada:
- 3
argumentos - um parágrafo explica cada um
dos argumentos
- causas
e consequências - podem estar distribuídas em
2 ou 3 parágrafos. Ou agrupam-se causas e consequências, constituindo 2
parágrafos; ou associa-se uma causa a uma consequência e com cada grupo
constroem-se 2 ou 3 parágrafos.
- Prós
e contras - são as mesmas opções da
técnica de causas e consequências, substituídas por prós e contras.
- Abordagem
histórica - compara-se o antes e o hoje,
elucidando os motivos e consequências dessas transformações. Cuidado com
dados como datas, nomes etc. de que não se tenha certeza.
- Abordagem
comparativa - usam-se duas ideias centrais
para serem relacionadas no decorrer do texto. A relação destacada pode ser
de identificação, de comparação ou as duas ao mesmo tempo.
É muito importante manter uma abordagem mais ampla, mostrar
os dois lados da questão. O texto esquematizado previamente reflete organização
e técnica, valorizando bastante a redação. Logo, um texto equilibrado tem mais
chances de receber melhores conceitos dos avaliadores, por demonstrar que o
candidato se empenhou para construí-lo.
Recurso adicional - para elucidar uma ideia e demonstrar
atualização, pode-se apresentar de forma bastante objetiva e breve um exemplo
relacionado ao assunto.
Exemplos de causas e consequências:
Conclusão
Representa o fecho do texto e vai gerar a impressão final do avaliador. Deve conter, assim como a introdução, em torno de 5 linhas.
Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um fecho ou
apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.
Apesar de ser um parecer pessoal, jamais se inclua.
Evite começar com palavras e expressões como: concluindo,
para finalizar, conclui-se que, enfim...
Sugestões
de como terminar uma dissertação
Ø Dessa forma,...
Ø Sendo assim,...
Ø Em vista dos argumentos
apresentados,...
Ø Em virtude do que foi
mencionado,...
Ø Assim,...
Ø Dado o exposto,...
Ø Por tudo isso,...
Ø Tendo em vista os aspectos
observados,...
Agora veja como ficou a dissertação
iniciada anteriormente
1. Chegando
ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas
que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa
miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais
e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério
desequilíbrio ecológico.
2. Embora o planeta disponha de
riquezas incalculáveis _ estas distribuídas, quer entre estados, quer entre
indivíduos encontramos legiões de famintos em pontos específicos da terra. Nos
países do terceiro mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com
tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
3. Além
disso, nestas últimas décadas, temos
assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se
sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da
Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos
conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados
Independentes, sem falar da guerra do golfo que tanta apreensão nos causou.
4. Outra
preocupação constante
é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que
promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes
contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por
se transformar em um lugar inabitável.
5. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o
homem está longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma
grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e
solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas
forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo
que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações
vindouras.
Recapitulando
1) Qual o
tema da dissertação lida há pouco?
2) Quais o
argumentos utilizados?
3) No texto fomenta que apesar de o
planeta possuir riqueza imensuráveis e, divididos entre estados e indivíduos
mais que há muitos países famintos em pontos específicos. Mas, além disso, ele
enfatiza outras duas preocupações em relação ao tema discorrido, prescreva
estas preocupações e suas respectivas consequências.
4) E de acordo com o tema discorrido,
qual a conclusão que se tem chega em relação aos problemas apresentados?
Dicas: Evitar numa dissertação
Após o título de uma redação não coloque ponto.
Ao terminar o texto, não coloque qualquer coisa escrita ou
riscos de qualquer natureza. Detalhe: não precisa autografar no final também, e
ainda assim será uma obra-prima.
Prefira usar palavras de língua portuguesa a
estrangeirismos.
Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases
feitas.
Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua
conclusão.
Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja
solicitação do tema (Ex.: O que você acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se
usar a 3ª pessoa)
Evite usar palavras como “coisa” e “algo”, por terem sentido
vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.
Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto.
Lance mão de sinônimos e expressões que representem a ideia em questão.
Só cite exemplos de domínio público, sem narrar seu
desenrolar. Faça somente uma breve menção.
A emoção não pode perpassar nem mesmo num adjetivo empregado
no texto. Atenção à imparcialidade.
Evite o uso de etc. e jamais abrevie palavras
Não analisar assuntos polêmicos sob apenas um dos lados da
questão
Exemplo de texto dissertativo
A posição social da mulher de hoje
Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas.
Com efeito, o passar do tempo está a
mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas
antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de
comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e
destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que
passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços.
Cabe ressaltar que essa participação
não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém
observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos
muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial.
Muitos preconceitos foram
ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes.
A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no
mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da
representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real
equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.
Aplicando os conhecimentos
1)
Retire do texto o tema discorrido:
2) Escreva os principais argumentos utilizados para
sustentar o desenvolvimento do tema:
3)
E qual a conclusão explicada pelo texto?
4) Qual o argumento utilizado para exemplificar a
conclusão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário